Resumos da Veja e da Época 30/11/2014
Veja
1) Entrevista com Marco Bobbio(cardiologista italiano) – filho de Noberto Bobbio( filósofo político, historiador do pensamento político e senador vitalício italiano - um ícone do pensamento liberal e da defesa dos direitos individuais)
“O cardiologista italiano diz que os tratamentos preventivos são falíveis e receita um estilo de vida equilibrado, que não prive as pessoas, mesmo as doentes, dos prazeres à mesa”
2) O novo ministro da Fazenda
“Joaquim Levy no comando da equipe econômica traz a perspectiva de uma mudança radical na política em curso, com a previsão de um desejado controle nos gastos públicos e a volta do combate à inflação. E uma esperança para retomar o crescimento. Resta saber como Dilma conviverá com idéias diferentes das suas”
3) A água está chegando ao pescoço
“O advogado da Petrobras avisou o Planalto dos riscos de a estatal continuar contratando obras sem licitação apesar das sucessivas advertências do Tribunal de Contas da União sobre irregularidades”
“A água está chegando ao pescoço” foi a expressão usada por Claudio Zupiroli(advogado da Petrobras) para alertar a então ministra Erenice Guerra.
4) QUANDO OS FATOS NÃO TÊM VEZ
A sensação de que a polícia é injusta com os negros nos EUA ofusca o fato de que, no caso da morte de Michael Brown, não houve crime.
A reação violenta predominou na semana passada depois do anúncio, na segunda-feira 24, de que o policial Darren Wilson, branco,não iria a julgamento por ter matado a tiros,em agosto, o jovem Michael Brown, negro,em Ferguson, na região metropolitana de Saint Louis. O episódio foi visto como uma confirmação da percepção de que a polícia americana é racista e injusta e provocou protestos, em alguns casos violentos, em mais de 100 cidades americanas. Dezenas de carros policiais foram destruídos. Lojas foram saqueadas e incendiadas. Na Califórnia, mais de 130 pessoas foram presas. As multidões indignadas preferiram ignorar as 4 799 páginas com provas materiais, depoimentos de testemunhas e o relato do policial divulgados pela promotoria e que serviram de base para a decisão de não levar Wilson a Julgamento
5) DA VISITA A CONVIVÊNCIA
Uma lei aprovada pelo Congresso determina que o juiz busque, antes de tudo, solução de guarda compartilhada dos filhos entre o pai e a mãe depois da separação
6) 0 MÉTODO SOCRÁTICO
Preso por corrupção, o ex-premiê português José Sócrates usava a influência do cargo para fazer lobby de empresas
“Preso por corrupção, o ex-premiê português José Sócrates usava a influência do cargo para fazer lobby de empresas”
“A Justiça portuguesa decretou sua prisão preventiva pelos crimes de corrupção, fraude e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de montar uma intrincada rede de contas na Suíça e empresas offshore para esconder a fortuna que amealhou quando estava no governo. Segundo as autoridades portuguesas, vários imóveis de propriedade do político em Portugal e na França estão registrados em nome de empresas sediadas nas Ilhas Virgens. Uma das principais fontes de recursos de Sócrates era o serviço de lobby que ele prestou durante e após o seu mandato à frente do governo.
Segundo os investigadores, Sócrates tem 17 milhões de euros em contas na Suíça em nome de um empresário amigo.
O dinheiro é resultado de comissão paga por uma empreiteira contratada por Hugo Chávez para a construção de casas populares na Venezuela.”
________________________________________________________
Época
Resumo Época
1) 0 homem que quer quebrar o Google
Um deputado do Parlamento Europeu comanda uma das maiores ofensivas contra o gigante da internet. Ele acredita que o Google tem poder demais
Google enfrenta a batalha mais complicada de sua longa guerra com autoridades econômicas da União Européia (UE). Na semana passada, parlamentares da UE aprovaram, por 384 votos a 174 um pedido de divisão, em dois negócios diferentes, de empresas de internet que atuam como buscadores on-line. A resolução foi capitaneada pelo economista espanhol Ramon Tremosa. Representante da região espanhola da Catalunha no Parlamento Europeu, eleito por meio da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa. Tremosa tem um longo histórico de participação em comitês de comércio exterior no Parlamento. Deixou seu alvo claro: o Google, que domina 90% do mercado de buscas da Europa. A resolução sugere a “quebra" do Google em duas empresas diferentes - uma para atuar como ferramenta de busca, a outra para oferecer os demais serviços on-line, como vídeos, mapas on-line e ferramentas de comércio eletrônico.
2) Deixa o homem trabalhar. Dilma nomeia Joaquim Levay para o ministério da Fazenda. O Brasil espera que ele tenha autonomia para fazer o que precisa ser feito
Formado em engenharia naval na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em economia na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorado na Universidade de Chicago, templo do liberalismo global, Levy, aos 53 anos, é mais que tudo um servidor público, no sentido mais amplo - e virtuoso - do termo. O próprio Armínio lhe disse certa vez: “Você nem parece um ‘chicaguiano’”. Metódico, movido por desafios e fanático por trabalho, ele costuma trabalhar até as 9 da noite e responder a e-mails de madrugada. Pensa rápido, como Dilma, e não tem muita paciência com quem não acompanha seu raciocínio. Como ela, também faz questão de que tudo passe por suas mãos, apesar de delegar as tarefas. E como ela, é conhecido pelos rompantes de raiva em discussões de trabalho. Turrão, é difícil vê-lo abrir mão de suas posições quando acredita realmente numa ideia.
Levy nasceu e foi criado numa família de classe média alta no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. É o terceiro de quatro filhos. Levy é casado com a advogada Denise e tem duas filhas adolescentes, Paulina e Gisela. Fez o mestrado em economia, previsto para durar 30 meses, em apenas um ano. É apaixonado por plantas, pelo meio ambiente e também pelo Botafogo. Há alguns anos, escreve uma espécie de guia sobre as mais de 11 mil árvores do Aterro do Flamengo. Não raro, envia uma de suas fotos das árvores ao colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, como fez na semana passada. Apaixonado por barcos, gosta de velejar nas horas de lazer e coleciona miniaturas que adquire nos países que visita. Também compra livros de botânica. Gosta de cinema, mas raramente tem tempo de ir. Aproveita as viagens de avião para colocar os filmes em dia. Levy diz que, em sua vida financeira pessoal, não é tão austero quanto no trabalho. “Gosto de coisas bonitas e que a gente aproveite”, afirma. “Dinheiro existe para ser usado, com prioridades e cumprindo obrigações.” Quando morava em Brasília, era visto frequentemente andando de ônibus e comendo em restaurantes a quilo.
3) Uma ferida exposta
Os protestos contra a absolvição do policial branco acusado de matar um jovem negro mostram como a questão racial continua a dividir os EUA
4) Entrevista com HilikBar
Uma das principais vozes moderadas em Israel, o líder do Partido Trabalhista diz que faltam lideranças corajosas para levar adiante as negociações de paz com os palestinos
"O impasse político em Israel é maior do que nunca",afirma Bar. “Israel precisa tirar a cabeça da areia,reconhecer o Estado palestino e voltar a negociar.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário