Como é feito hoje em dia no mundo inteiro, inclusive nos Estados Unidos?
Provedores de banda larga: Eles bloqueiam, forneçem acesso mais lento a determinados conteúdos da Internet, ou mesmo cobram de provedores como Netflix ou Amazon quando estes precisam de WEB mais rápida.
Existem vários planos de acesso a internet pelo uso que você faz. Pessoas que baixam mais vídeos usam mais da banda.Então pagam mais. Pessoas que só navegam em sites usam menos da banda. Então pagam menos.
Na Alemanha, até pouco tempo atrás, existia a neutralidade da internet. Podia usar à vontade. Depois resolveram acabar com a neutralidade. Os clientes que extrapolarem uma franquia estipulada terão velocidade de acesso reduzida. São 75 GB para você usar sua conexão como quiser, mas, depois disso, a velocidade de acesso para serviços externos à rede é limitada a míseros 384 Kbps.
Você vê muito disso nos planos de 3g. Depois de uma certa quantia usada ou você paga a mais ou tem a velocidade reduzida.
A proposta do governo é acabar com isso. Eu particularmente não acredito que o governo vá ter êxito.
No caso da neutralidade da internet você só pagaria a mais quando fosse inviável para a operadora fornecer o serviço sem a diferenciação do uso por questões técnicas.
E quanto a questão proposta?
A neutralidade da rede no Marco Civil da Internet é a possibilidade do usuário usar a rede sem ser cobrado pelo uso, a mais, da banda.
A questão está correta.
Só mais um detalhe:
Os defensores da neutralidade de rede por meio de legislação estatal argumentam que esse é o único arranjo que permite a livre circulação de informações e a efetiva liberdade de escolha por parte dos usuários finais.
Bonito na teoria, mas um pesadelo na prática. No caso da conexão 3g fica inviável tecnicamente a neutralidade da internet porque o conjunto do sistema não comporta o uso indiscriminado da banda. No caso dos outros sistemas é possível fazer, mas qual a vantagem que a empresa teria em fornecer determinados serviços mais rápidos?
Para o cidadão é uma grande vantagem do ponto de vista da liberdade de escolha. Um amplo leque de opções se abrem para pessoas que podem usar mais da banda da internet. E é isso que a neutralidade da banda propõe.
Obs:
Não confunda o uso a mais da banda com velocidade de internet
O uso da banda está ligado a quantidade de pacote que você tem direito de uso mensal(quantidade de bits que são permitidos a você usar por mês.). Também conhecida como franquia.Velocidade da internet: A velocidade, por sua vez, é a taxa de transmissão desses dados na rede.
A neutralidade da internet está ligada à franquia e não a velocidade.
estudando pra ser Hacker......
ResponderExcluirHoje em dia não tem jeito. Assuntos ligados a informática estão fazendo parte de Atualidades. A pessoa precisa estar antenada com o mundo e com a internet.
ResponderExcluir