quinta-feira, 31 de julho de 2014

OMC e o Tratado de Bali



Fracassou a implementação do Tratado de Bali que foi aprovado há 7 meses.

O Tratado de Bali foi o primeiro acordo comercial aprovado em  quase 20 anos da OMC. Sua implementação deveria ocorrer até hoje (quinta-feira dia 31 de julho de 2014). A Índia junto com Venezuela e Cuba se recusavam a implementar os assuntos acordados em Bali.

O entendimento sobre o Tratado de Bali abria caminho para a injeção de US$ 1 trilhão na economia mundial ao desbloquear processos aduaneiros e, segundo economistas, criaria 21 milhões de postos de trabalho.

O problema da Índia:
O governo da Índia se recusava a abrir mão de seus subsídios aos pequenos produtores agrícolas, insistindo que a medida teria um impacto social desastroso num país com 600 milhões de pobres. O problema parecia ter sido solucionado, mas o governo indiano voltou atrás o que impossibilitou a implementação do Tratado.

O aspecto que precisa ser observado é que o subsídio ofertado aos pequenos produtores agrícolas é um forma do governo indiano controlar a população ofertando alimentos mais baratos. Um interesse de autoridades locais que colocou por terra a possibilidade de criação de empregos por todo o mundo, fora a injeção de bilhões de dólares na economia globalizada.